Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Inovação, o segredo desse festival

Nesta quinta-feira, dia 22 de julho, as cortinas do Centreventos se abriram para Mostra Competitiva do 28º Festival de Dança de Joinville. A primeira noite da competição teve 7 apresentações de Dança Contemporânea e 24 de Dança de Rua. Assisti apenas os números da categoria de Dança de Rua, e fiz algumas observações pessoais sobre eles.

Todos dançaram bem e mostraram que realmente tinham capacidade técnica e artística para subir ao palco principal do Festival. No entanto, em grande parte das apresentações, senti que os grupos seguiram padrões pré-estabelecidos pela cultura de dança de rua, quando o segredo para encantar o público era a inovação.

Quem soube utilizá-la, não só arrancou aplausos dos espectadores, como também fez o Centreventos tremer, como foi o caso do Duo Mendes Cia. de Dança, de Rio Grande do Sul, que apresentou a dança Reality Game, inspirada no famoso game Super Mário Bros. Outra apresentação que fez o público vibrar foi a do grupo D-Efeitos, de São Paulo, com a coreografia Bytes.

Os dois grupos conseguiram conquistar o 1º lugar na classificação dos jurados e subirão novamente ao palco na Noite dos Campeões, no dia 31 de julho. Mas, eles já deixaram uma importante lição para todos os grupos de dança de rua para próxima edição do festival, a inovação.

Quem quiser conferir a apresentação da coreografia Reality Game, pode assistir ao vídeo abaixo que foi gravado em outro evento de dança no Rio Grande do Sul. Na próxima semana tem mais apresentações de Dança de Rua, esperamos que muitas sacudam o Festival.


Nenhum comentário:

Postar um comentário